SITE SEGURO-----------------------------------

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Surpresas e preocupação com segurança marcam cerimônia de abertura


Polícia teme protestos; lançamento de nova We Are The World e momentos da história do Canadá são esperados.

A segurança é a principal preocupação dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver, no Canadá, durante a cerimônia de abertura, marcada para as 23h30 (de Brasília) desta sexta-feira (12), com transmissão ao vivo da Record.

O principal temor dos dirigentes é que os protestos contra a realização dos Jogos ganhem destaque durante a festa. Um grupo de moradores de Vancouver protestou veementemente nos últimos meses contra o que chamaram de “desperdício de dinheiro” na organização dos Jogos. Só em segurança foram investidos R$ 1,4 bilhão (900 milhões de dólares canadenses) pelo governo do Canadá.

Para os espectadores, porém, a expectativa é quanto às “surpresas” prometidas pelos organizadores para a festa no BC Place, o primeiro estádio coberto a receber uma abertura olímpica. Apresentações teatrais devem recordar a história do Canadá e de Vancouver e momentos importantes da colonização da região.Na música, uma das novidades será a apresentação oficial na nova versão de We Are the World, música que fez sucesso nos anos 1980 numa campanha para reduzir a fome na África, e agora ganhou uma regravação para ajudar as vítimas do terremoto ocorrido no mês passado no Haiti.

Outra atração é a tocha olímpica, que chegou na manhã desta sexta a Vancouver, depois de ser carregada por 12 mil pessoas nos últimos três meses e meio. Entre os participantes do revezamento estiveram dois brasileiros, o nadador Cesar Cielo e o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, hoje comentarista da Record e blogueiro do R7.

A festa deve ser marcada ainda por um momento de luto em homenagem ao georgiano Nodar Kumaritashvili, atleta do luge que morreu nesta sexta-feira vítima de um acidente durante os treinos para a modalidade, que começa a ser disputada neste sábado (13).

Depois da cerimônia, o esporte volta a rolar neste sábado. A primeira prova do dia será o salto de esqui, plataforma individual de 90 m, que terá a primeira série a partir das 15h45 (de Brasília), com a participação de 50 atletas. Uma hora depois haverá a segunda série de saltos, com os 30 melhores da disputa anterior, valendo a primeira medalha de ouro dos Jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário