SITE SEGURO-----------------------------------

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Atleta da Geórgia morre após acidente durante treino do luge


Nodar Kumaritashvili perdeu o controle do trenó a mais de 140 km/h e atingiu uma pilastra de ferroO atleta georgiano Nodar Kumaritashvili, de 21 anos, que competia no luge, morreu nesta sexta-feira (12) ao sofrer um grave acidente durante o último treino antes do início dos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver, no Canadá.

Ele descia a rampa a 144,3 km/h, segundo a cronometragem oficial, quando perdeu o controle do trenó e foi atirado para fora da rampa. Segundo informações do jornal Globe and Mail, Kumaritashvili atingiu uma das barras de metal que faz a sustentação da pista.

O atleta georgiano foi imobilizado e levado de ambulância a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos. As provas do luge começam neste sábado (13), e houve outros acidentes durante os treinos desta sexta. Uma das vítimas foi o italiano Armin Zoeggeler, atual bicampeão olímpico da prova, que não sofreu ferimentos graves. Os atletas reclamaram da segurança da pista, que é considerada a mais rápida do mundo.

O alemão Thomas Bach, vice-presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), admitiu que o acidente projeta "uma sombra sobre a cerimônia de abertura". A delegação da Geórgia, formada por outros sete atletas, estuda não participar da cerimônia de abertura como homenagem ao atleta.O luge é uma das modalidades mais perigosas dos Jogos de Inverno. Os atletas deslizam numa pista de gelo, deitados de costas sobre pequenos trenós em altíssima velocidade.

O brasileiro Renato Mizoguchi, que competiu na Olimpíada de Salt Lake City-2002, sofreu um grave acidente em 2005, numa prova que servia para a homologação da pista que seria usada nos Jogos de Inverno de Turim, no ano seguinte. Ele ficou uma semana em coma e, depois de se recuperar, abandonou as competições.

A disputa da prova individual masculina em Vancouver começa neste sábado (13), às 23h (de Brasília). Os atletas descem a rampa, um de cada vez, e a medalha de ouro vai para quem for melhor na soma dos tempos. A última descida está marcada para o domingo (14), às 21h10 (de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário