SITE SEGURO-----------------------------------

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Manifestantes entram em confronto com a polícia em Vancouver

Cerca de 300 pessoas protestaram contra as Olimpíadas de Inverno.
Polícia prendeu sete pessoas na tarde deste sábado (13) no Centro.

Manifestantes que protestavam contra as Olimpíadas de Inverno entraram em confronto com a polícia na tarde deste sábado (13) no centro de Vancouver, no Canadá, pelo segundo dia consecutivo. De acordo com informações do “USA Today”, o grupo quebrou vitrines de lojas e veículos.

A polícia prendeu sete pessoas e dispersou cerca de 300. Muitos manifestantes estavam usando máscaras. Um grupo investiu contra a loja de departamentos Hudson Bay Co., quebrando três grandes vitrines e espalhando tinta vermelha nas paredes externas.

Autoridades disseram que membros de grupos anarquistas do Canadá se misturaram entre os manifestantes e atacaram policiais e pedestres. “Parte da estratégia de confronto é provocar a polícia”, disseram autoridades canadenses em um comunicado.

Eve Garon, 22, que se diz anarquista de Oregon, disse ao jornal que a polícia agrediu os manifestantes batendo em suas pernas com bastões. Ela e outros membros do grupo dizem ser contra o gasto de US$ 6 bilhões com as Olimpíadas de Inverno.

Ela disse que o dinheiro poderia ser usado no auxílio aos sem-teto ou em prol do meio ambiente. “As pessoas precisam ver o que está acontecendo aqui”, disse.

A polícia de Vancouver rejeita a sugestão de que as autoridades tenham provocado o confronto, alegando ter “sempre empregado uma estratégia de cooperação em manifestações na esperança de facilitar eventos pacíficos e seguros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário