
Revoltado, Evgeni Plushenko diz que pode não disputar os Jogos de Sochi, na Rússia, em 2014
O campeão russo de patinação artística, Evgeni Plushenko, criticou o júri dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver e ameaçou encerrar a carreira esportiva após terminar a prova em segundo lugar, atrás do americano Evan Lysacek, que conquistou o ouro.
O atleta buscava o segundo ouro de sua carreira, mas foi surpreendido na decisão. Ele declarou à agência russa de notícias RIA Novosti em Vancouver que não concordou com a avaliação dos juízes e que pensa em largar o esporte.
- Não estou disposto a patinar bem e perder. Esta pode ter sido a minha última competição.
Plushenko disse que o salto quádruplo no início de sua apresentação não foi apreciado como deveria pelo júri, que deu melhor pontuação a Lysacek, que não se arriscou em realizar o mesmo movimento.
- É uma prova de patinação artística e não de dança.
O russo entrou em Vancouver como o atual campeão do mundo e favorito ao ouro, mas saiu com o vice e indicando que pode não disputar a próxima Olimpíada, que será realizada na sua "casa", em Sochi, no sul da Rússia em 2014.
Em Moscou, a decisão do júri também provocou reações negativas. O presidente da Comissão de Esportes e Cultura da Câmara Baixa do Parlamento Russo, Anton Sikharoulidze, disse que Plushenko merecia vencer.
- Em geral, Evgueni foi o melhor patinador.
A esposa de Plushenko, Yana Rujovskaia, foi além e denunciou um "grande erro do júri", pedindo às autoridades russas que amparem o patinador.
- Devemos defender nosso esporte e proteger nossa honra.
Tentando amenizar a polêmica, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, parabenizou o patinador e considerou a medalha de prata como uma de ouro, em um comunicado publicado no site oficial do governo.
- Aceite meus sinceros parabéns por sua extraordinária atuação nos Jogos Olímpicos de Inverno. Sua medalha de prata vale como uma de ouro.
Canadá
Alemanha
Estados Unidos
Noruega
Coreia do Sul

Nenhum comentário:
Postar um comentário