SITE SEGURO-----------------------------------

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Canadá conquista ouro esperado há 34 anos, e "pista da morte" dá alegria à Alemanha


Alexandre Bilodeau lava a alma de canadenses e evita impaciência local com falta de título

O domingo (14) dos Jogos Olímpicos de Inverno foi marcado pelas duas medalhas mais esperadas do evento até o momento.

Primeiro, o alemão Felix Loch conquistou o ouro na pista de luge que matou o georgiano Nodar Kumaritashvili na sexta-feira (12). Depois, Alexandre Bilodeau foi o primeiro canadense da história a se tornar campeão olímpico em competição disputada em casa.

O Canadá não escondeu de ninguém que seu maior objetivo nestes Jogos era conquistar o seu primeiro ouro diante da sua torcida, depois de passar em branco na Olimpíada de Verão de 1976, em Montreal, e nos Jogos de Inverno de Calgary, em 1988.

No sábado (13), no esqui estilo livre, categoria mogul, Jennifer Heil ficou muito perto do ouro, mas a norte-americana Hannah Kearney fez uma última apresentação fenomenal e adiou a comemoração local. Entretanto, neste domingo, Bilodeau se vingou e conquistou o ouro exatamente na mesma prova perdida pela sua compatriota no dia anterior.

No luge, o alemão Felix Loch confirmou o seu favoritismo após as duas primeiras baterias e, com sobras, faturou o ouro na descida individual, em evento que foi manchado pela morte de Kumaritashvili durante os treinos. A prova também marcou a primeira dobradinha dos Jogos, com o também alemão David Moeller na segunda colocação.

A lenda italiana Armin Soeggeler conquistou sua quinta medalha olímpica consecutiva, mas o antigo bicampeão ficou apenas com o bronze desta vez.

O dia também teve o bom desempenho da França nas provas individuais. A zebra Vincent Jay venceu o biatlo 10 km, enquanto Jason Lamy Chappuis foi o melhor no combinado nórdico. Tais vitórias deram aos franceses a liderança provisória do quadro de medalhas.

Na patinação artística, a dupla chinesa saiu na frente no programa curto, mas suas compatriotas foram goleadas pelos Estados Unidos no hóquei feminino, que ainda teve a vitória da Finlândia sobre a Rússia.

Por fim, a República Tcheca conquistou um ouro na patinação de velocidade 3.000 m, com Martina Sablikova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário